Lista de tópicos

  • Projeto OSOS - UM PERCURSO PARA A SOEIRO

    “O projecto OSOS – Open Schools for Open Socities tem como principal objectivo implementar, em larga escala, um processo de transformação das escolas em ecossistemas inovadores de aprendizagem, atuando como espaços multidisciplinares para a aprendizagem das ciências para os quais diretores de escola, professores, alunos e comunidade local partilham responsabilidades e beneficiam do desenvolvimento de uma cidadania responsável.

    O projecto prevê o envolvimento de 100 escolas a nível nacional, em que os alunos, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, são encorajados a desenvolver projetos multidisciplinares que tentam dar resposta a problemas concretos da sua comunidade, envolvendo neste processo as suas famílias, universidades / centros de investigação, parceiros locais (moradores, lojistas, empresas, associações, etc.), museus e centros de ciência. Com o OSOS pretende-se acima de tudo colocar as escolas no centro de uma comunidade cativa, democrática e participativa.”

    Os alunos da turma 9ºB da EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes, em Alhandra, participam neste projeto com a proposta de requalificar o espaço entre a ribeira de S. António e a Estrada de Arruda, criando um acesso à escola, protegido dos veículos automóveis.



  • Projetos 8ºE

    Comemoração dos 500 anos da primeira viagem de círculo de navegação de Fernão Magalhães no âmbito do Projeto de Escola Magalhânica