Lista de tópicos
- PROJETOS DAS TURMAS DE FLEXIBILIDADE - 3ºCICLO
- Projetos do 7ºB
Projetos do 7ºB
1º DAC
Tema: Direitos Humanos
Título: Livres e Iguais
Breve descrição: No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi abordado o domínio dos Direitos Humanos. A turma visualizou alguns vídeos sobre esta temática, que foram explorados, criando-se espaço de debate. Foram identificados os Direitos Humanos e referidas várias situações da atualidade em que ocorre um desrespeito por esses mesmos Direitos.
De seguida, surgiu o convite para a turma participar no concurso “Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”, uma iniciativa do Ministério da Educação, que se inseria na comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Uma vez que a turma era constituída por alunos do ensino articulado da música, esta atividade foi realizada em parceria com o Conservatório Regional Silva Marques. Para participar no referido concurso, os alunos criaram uma canção original (poema e arranjo musical) relacionada com os Direitos Humanos.
Os alunos trabalharam em grupos, criando pequenos poemas, num exercício de escrita criativa. De seguida, apresentaram-nos à turma, decorrendo uma votação para se escolherem os três melhores trabalhos. No âmbito das disciplinas da área da música, foi preparado o arranjo musical. Selecionaram-se excertos dos três poemas vencedores, criando-se assim a letra, na sua versão final, e ajustando a melodia. Para além da participação no concurso “Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”, os alunos fizeram a apresentação pública do seu trabalho na Santa Casa da Misericórdia de Alhandra, no dia 26 de novembro de 2018.
2º DAC
Tema: Igualdade de género
Título: Personalidades extraordinárias das várias áreas do saber
Breve descrição: Uma vez que no dia 8 de março se comemorava o Dia Internacional da Mulher, realizou-se uma troca de ideias em torno desta data como símbolo da luta pela igualdade de direitos.
De seguida, os alunos identificaram alguns estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres; após um momento de reflexão e de debate de ideias, desconstruíram-nos. Foi também abordada a questão da igualdade/desigualdade de género no acesso a várias profissões, tendo como base o visionamento de alguns vídeos. Seguiu-se uma análise do papel da mulher na sociedade ao longo da História.
Foram selecionadas figuras femininas e masculinas que se destacam ou destacaram em diferentes áreas do saber. Cada grupo de alunos realizou um trabalho de pesquisa sobre as personalidades selecionadas, construindo, de seguida um ficheiro biográfico de cada uma.
Por fim, foram selecionadas algumas das personalidades e com base na informação recolhida construíram um Kahoot.
Os trabalhos realizados foram publicados num padlet, para serem partilhados e divulgados.3º DAC
Tema: Educação ambiental e sustentabilidade
Título: Juntos pelo planeta
Breve descrição: Procurou-se trabalhar a temática da educação ambiental de uma forma transversal, desenvolvendo atividades que tivessem como objetivo a sensibilização dos alunos, a promoção de valores e de mudança de comportamentos e atitudes face ao ambiente, não só por parte dos jovens, mas também das suas famílias e das comunidades em que se inserem, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Os alunos visualizaram alguns vídeos sobre a temática da sustentabilidade e promoveram-se momentos de debate. Foi realizado um questionário sobre estilos de vida e impacto no ambiente, utilizando uma ferramenta digital. Os dados estatísticos recolhidos foram devidamente tratados pelos alunos, que construíram gráficos; seguindo-se uma reflexão relativamente aos resultados obtidos.
De seguida, os alunos foram divididos em grupos e realizaram várias pesquisas, tendo em vista a realização de trabalhos sobre a temática da sustentabilidade, utilizando suporte digital. Os trabalhos realizados foram posteriormente apresentados à turma.
Cada grupo de alunos também criou um projeto de Design Gráfico: produção de um cartaz de sensibilização sobre o tema: Educação ambiental e sustentabilidade, utilizando a ferramenta Paint.Net.
Os trabalhos realizados foram publicados no padlet da turma, para serem partilhados e divulgados.
- Projetos do 7ºE
- Projetos do 7ºF
Projetos do 7ºF
DAC 2º período - Construção de um livro digital com recurso à ferramenta Flipsnak
Evolução do papel social das mulheres, dos direitos das mulheres e dos conceitos de beleza ao longo do tempo/em diferentes civilizações antigas e na actualidade.
Trabalho de pesquisa sobre as substâncias/materiais utilizados no tratamento da imagem do Homem/Mulher na civilização Egípcia Grega e Romana e na actualidade.
- Projetos do 8ºC
Projetos do 8ºC
Desenvolvimento Sustentável - Áreas Protegidas em Portugal
Este DAC consistiu em “localizar, descobrir, caracterizar e conhecer” diferentes ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL e enumerar medidas para a sua conservação, com base em pesquisa orientada. Os trabalhos foram publicados num Padlet e na ferramenta Thinglink, criando um mapa de Portugal interativo no qual se consultam as Áreas Protegidas que foram trabalhadas pela turma e onde se encontra uma ligação para cada um dos trabalhos dos alunos.
Os trabalhos foram apresentados oralmente à turma e professores, numa sessão agendada para a sala novo espaço de aprendizagem, recorrendo ao ecrã interativo. As disciplinas envolvidas neste DAC foram: Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento/Projeto de Turma; Português e TIC.
- Projetos do 8ºE
Projetos do 8ºE
DAC 1 - Interculturalidade: a viagem dos alimentos e as trocas interculturais
Construção de um site (ferramenta WiX) com conteúdos relativos aos atuais países por onde passou a rota da viagem de circumnavegação de Fernão de Magalhães.
DAC 2 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)Dinamização de uma pequena dramatização sobre diversidade cultural/povos do mundo: Todos diferentes…todos iguais
DAC 3 - Iniciativa de Doação de Sangue em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST)Realização de vídeos na disciplina de TIC com a ferramenta MovieMaker. Os vídeos considerados mais inovadores e de melhor qualidade foram divulgados nos sites da escola e do IPST.